quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Atividade para o 7A (pentelhada)

Seguinte, Boa tarde!

Hoje nós iremos pesquisar sobre a o Papel da igreja Católica no processo de Colonização:

tópicos da pesquisa:

O que foram os Aldeamentos do período colonial?
Pesquisem a biografia do Padre Manuel de Nóbrega, jesuíta e desbravador do Brasil selvagem.

Bom trabalho!

5 comentários:

  1. O que foram os Aldeamentos do período colonial ?

    R: O artigo focanas questão dos aldeamentos missionários jesuítas, na Bahia durante o período colonial a sua transformação em vilas na segunda metade do século XVIII. Eles ao observar documentação revelou uma preocupação do Estado português com algum político econômico estabelecido pelas ordens religiosas missionárias entre as populações indígenas, ao longo de dois séculos de catequese e domínio.

    Gustavo Correa

    ResponderExcluir
  2. Biografia Do Padre Manuel de Nóbrega.

    O filho do desembagador Baltasar da Nóbrega, estudou humanidades no Porto e freqüêntou como bolseiro régio as faculdades de Cânones de Salamanca e Coimbra, onde obteve o grau de bacharel em 1541. Entrou na Companhia de Jesus, já Sacerdote, em 1544.
    A pedido de D. João III, integrando a armada de Tomé de Sousa, chefiou o primeiro grupo de inacianos destinados oa Brasil, onde chegou em 1549.
    Defendeu a liberdade dos índios, favoreceu os aldeamentos, em estreita colaboração com o governador; cultivou a música como auxiliar da evangelização; promoveu o ensino primário através das escolas de ler e escrever e fundou pessoalmente os colégios de Salvador, de Pernambuco, de São Paulo, origem da futura cidade, e do Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de reitor. Ajudou a expulsar os estrangeiros da baía da Guanabara, contribuindo para o robustecimento do poder central e para a unificação política do território.
    O seu pensamento encontra-se expresso nas Cartas, nos apontamentos e sobretudo no diálogo sobre a conversão do gentio, e ele veio a falecer no RJ em 1570, no dia em que completava 53 anos de idade.

    Gustavo Correa .

    ResponderExcluir
  3. Filho do desembagador Baltasar da Nóbrega, estudou humanidades no Porto e freqüêntou como bolseiro régio as faculdades de Cânones de Salamanca e Coimbra, onde obteve o grau de bacharel em 1541. Entrou na Companhia de Jesus, já Sacerdote, em 1544, tendo efetuado missões pastorais na Beira e no Minho.
    A pedido de D. João III, integrando a armada de Tomé de Sousa, chefiou o primeiro grupo de inacianos destinados oa Brasil, onde chegou em 1549,Defendeu a liberdade dos índios; favoreceu os aldeamentos, em estreita colaboração com o governador; cultivou a música como auxiliar da evangelização; promoveu o ensino primário através das escolas de ler e escrever e fundou pessoalmente os colégios de Salvador, de Pernambuco, de São Paulo, origem da futura cidade, e do Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de reitor. Ajudou a expulsar os estrangeiros da baía da Guanabara, contribuindo para o robustecimento do poder central e para a unificação política do território.O seu pensamento encontra-se expresso nas Cartas, nos Apontamentos e sobretudo no Diálogo sobre a Conversão do GentioFaleceu no Rio de Janeiro, em 1570, no dia em que completava 53 anos de idade.


    ResponderExcluir
  4. Tanto Gustavo quanto a Kettelen não atingiram a raiz da historia do Padre manuel de Nóbrega,eu estava imaginando que vocês iriam pesquisar sobre a missão que ele teve aqui no Brasil, no processo de colonização, catequizando os índios, etc., etc., fundando os aldeamentos, solicitou o surgimento da primeira diocese aqui no Brasil... conseguiu convencer o governador geral Mem de Sá 1558-1572 a instituir a lei proibindo a escravização dos índios.

    ResponderExcluir